MPT promove oficina de capacitação contra o trabalho infantil e em prol da aprendizagem profissional em Francisco Beltrão

(Curitiba, 16/10/2018) O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) realizaram, no dia 11 de outubro, uma oficina de capacitação com pedagogos e educadores das escolas da rede estadual dos municípios de Enéas Marques, Francisco Beltrão, Marmeleiro e Renascença. O evento, que aconteceu no Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, é uma das ações previstas pelo MPT para o combate ao trabalho infantil com o estímulo da aprendizagem profissional, em conjunto com o projeto “Trabalho, justiça e cidadania”, da Anamatra.

Durante a oficina, foram distribuídos kits de materiais da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), que serão utilizados nas turmas de 9º ano para abordagem do tema. Foi divulgado, também, um concurso de redações que será realizado entre os alunos, com a temática do combate ao trabalho infantil.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento ao trabalhador

(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009

Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br

Fórum pela Promoção da Liberdade Sindical na Região Sudoeste do Paraná é lançado em Pato Branco

(Pato Branco, 27/09/2018) Nesta quarta-feira (26 de setembro), foi lançado o Fórum de Promoção da Liberdade Sindical na Região Sudoeste do Paraná. O anúncio foi feito durante a reunião do Fórum Estadual pela Promoção da Liberdade Sindical, em Pato Branco. Cerca de 150 pessoas – entre representantes de sindicatos, OAB, Ministério Público e Justiça do Trabalho – participaram do evento, que aconteceu no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Pato Branco.

Fórum Estadual pela Promoção da Liberdade Sindical promove painel e audiência coletiva em Pato Branco

(Pato Branco, 18/09/2018) O Fórum Estadual pela Promoção da Liberdade Sindical realiza, em 26 de setembro, uma audiência coletiva e um painel abordando aspectos teórico-práticos da antissindicalidade em Pato Branco. Estarão presentes representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Justiça do Trabalho e de sindicatos, além de advogados, acadêmicos e outros interessados pelo tema. O evento será realizado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Pato Branco, a partir das 8h30.

Ações para prevenção de doenças do trabalhador são discutidas em Pato Branco

(Pato Branco, 21/09/2018) O Médico do Trabalho do MPT-PR, Elver Moronte, esteve em Pato Branco, em 18 de setembro, para capacitar profissionais da área de saúde da região Sudoeste do Estado em uma oficina promovida pelo Comitê de Investigação de Óbitos e Amputações Relacionados ao Trabalho (Crioart). O evento faz parte de uma ação do Comitê de privilegiar ações de vigilância em saúde do trabalhador na região, para promoção de saúde e prevenção de doenças e acidentes.

BRF e SHB não poderão realizar demissão em massa em unidade de Francisco Beltrão

(Pato Branco, 13/07/2018) A BRF S.A e sua subsidiária SHB Comércio e Indústria de Alimentos S.A estão proibidas de realizar a dispensa em massa dos empregados da unidade de Francisco Beltrão, sem anterior negociação coletiva das entidades de classe, em função da suspensão das atividades de beneficiamento de perus. A decisão da juíza do Trabalho Angélica Cândido Nogara Slomp, da 2ª Vara do Trabalho de Francisco Beltrão, atende a pedido do Ministério Público do Trabalho em Pato Branco (PTM Pato Branco) em Ação Civil Pública (ACP) proposta em 9 de julho de 2018. A Justiça do Trabalho em Francisco Beltrão fixou, ainda, multa de R$ 25 mil por trabalhador atingido pelo descumprimento à liminar.